.GALERIA DE IMAGENS |
.

.

 Alquimia

Exposição Virtual




O alquimista-gravura em áqua-forte Rembrandt-século XVII

 O produto mais importante da Alquimia seria o Elixir da Longa Vida ou Elixir da Juventude que permitiria ao alquimista viver séculos para dominar a Grande Arte. O Elixir seria um produto de Farmácia. Foram séculos de parceria entre alquimistas e farmacêuticos, desde que a Alquimia penetrou na Europa vinda do mundo árabe através das Cruzadas.
E o lugar da cooperação era o laboratório, uma instalação permanente dos farmacêuticos emprestada aos alquimistas, que poderiam estar permanentemente em fuga por causa de outra técnica: a projeção, a transformação do chumbo em ouro, cobiçada por reis e nobres falidos, que não relutavam em encarcerar quem tinha fama de possuir a Pedra Filosofal, essencial à projeção.
Parece haver pouca dúvida sobre a contribuição dos alquimistas na estruturação do laboratório farmacêutico, facilidade inicial ao futuro desenvolvimento científico

A Galeria 1 ICONOGRAFIA SIMBÓLICA exibe imagens alquímicas que são formas de anotação das técnicas herméticas. Atenção ao olhar estas imagens, porque podem colocar um vírus mimético no seu cérebro e mudar para melhor ou pior sua existência material e imaterial.

A Galeria 2 LABORATÓRIO-ORATÓRIO – exibe imagens da grande contribuição dos alquimistas à Ciência, a tecnologia laboratorial, desenvolvida ao longo de séculos, em experimentos que não raro findavam numa explosão que destruía o reduto secreto da pesquisa e, muitas vezes, o próprio pesquisador: o Alquimista.

O livro O Alquimista de Paulo Coelho pode ser encontrado nos sebos. O autor estudou Alquimia durante 11 anos antes de lançá-lo em 1988.

Vá a nossa seção Biblioteca Virtual para acessar sites selecionados sobre Alquimia.

.
 GALERIA 1  / /  GALERIA 2 / /
 
 
 
 
 
 
 
 
.
.